Lista de tópicos

Este curso faz parte de uma serie de módulos em regime de e-learning sobre Nutrição e Sistemas Alimentares que visam desenvolver capacidades para planear, implementar, monitorizar e avaliar políticas, estratégias, planos e programas sensíveis à nutrição e agricultura. Para o efeito, será guiado/a pelas diferentes etapas que constituem a análise da situação alimentar e nutricional. No fim deste curso, será capaz de identificar toda a informação necessária para realizar uma análise da situação alimentar e nutricional, onde obter essa informação, e compreender como realizar a sua análise de modo a dar sentido à situação em estudo.

E-WEB-Goal-02.pngE-WEB-Goal-05.png

O curso destina-se a funcionários que trabalham em organizações muito diversificadas, incluindo governos nacionais, organizações regionais, organizações internacionais, organizações internacionais não-governamentais (ONG), centros de investigação/pesquisa, universidades, agências de desenvolvimento e sector privado.

  • Razões pelas quais uma análise da situação alimentar e nutricional é necessária, antes de se planear um projeto ou programa sensível à nutrição.
  • Como identificar problemas e tendências nutricionais numa determinada área.
  • Como determinar as causas de malnutrição.
  • Como analisar políticas, programas e multiatores de forma a compreender o contexto.

O curso está organizado em três etapas principais:

  • Etapa 1: Compreender problemas e tendências nutricionais
  • Etapa 2: Determinar causas da malnutrição
  • Etapa 3: Analisar políticas, programas e multiatores

O curso usa uma abordagem baseada em cenários. Assim, irá receber a missão de realizar uma análise da situação alimentar e nutricional num determinado país, utilizando toda a informação transmitida durante o curso, permitindo-lhe a construção do seu relatório final. O curso oferece orientações e dicas para realizar a sua missão, assim como vários apoios ao trabalho e recursos, como guiões de perguntas, fontes de informação, indicadores e metodologias para a recolha e análise de dados.

A versão online deste curso é compatível com as versões mais recentes dos principais browsers como Chrome, Safari, Edge e Firefox.

A versão disponível para download é apenas compatível em computadores com o sistema operativo Windows, não sendo necessário nenhum software adicional.